DELLA / PEIXOTO

capa CD

O INÍCIO

Desde o fim do AEROCIRCO eu (Della) e Maurício (Peixoto) planejamos lançar algo juntos, somos amigos e parceiros de composição e isso era mais que motivo para gravarmos. Não se trata de uma continuação do Aerocirco, nem de algo totalmente diferente, é algo atual, visceral, que vem da alma, sem entornos, trouxe para a música o que alguém livre de amarras, preconceitos ou limites estéticos gostaria de tocar, é o que estavamos mais que afim de fazer, era a nossa alma materializada em som, sem pensar no passado, no futuro nem mesmo no ausente, estamos presentes em todos os sentidos.

Minha motivação era simplesmente estar dentro do estúdio produzindo algo novo, me divertindo com coisas novas, testando, improvisando e tudo isso com um componente que parecia ser complicado mas se tornou um aliado, a distância. Com ele aproveitamos cada segundo juntos, dedicando nosso tempo e criatividade para a música.

Testamos cada timbre de guitarra, misturando nossas Gibsons, Rickebacker de 12 cordas, Telecaster, Di Castellis nos fantásticos Vox AC15, Orange, DeVille 410 e HiWatt

Guitarras Amplificadores

Acredito que o resultado ficou forte, intenso, somos nós dois tocando e experimentando nossos timbres, testando letras e nos deixando mergulhar na mensagem, criando a estética sonora ao redor dela, deixando claro o que queríamos.

AS GRAVAÇÕES

Nos reunimos primeiro em setembro de 2012 em Floripa para conversarmos a respeito de um possível projeto e já na mesma noite saímos com um objetivo, definirmos o repertório. No início esse projeto teria um terceiro membro, Xuxu (Cassim e Barbária), mas acabou que a agenda e a nossa ansiedade nos levou a seguir sem ele.

75990_10151142195868342_745363501_n

Estudio MIX – BH (gravações de guitarras)

MAGIK PLACE

Estúdio Magic Place – Fpolis (gravações de baixos e vocais)

O próximo encontro aconteceu em BH, num estúdio de ensaios, diria que foram 10 ensaios, 7 somente eu, meu fone e a bateria, 2 somente eu, Nenel (bateria) e Hamilton (teclado) e apenas 1 eu e Maurício, esse foi apenas para ver se estava tudo certo mesmo, ou seja, fomos praticamente direto para as gravações as quais duraram 3 dias no estúdio MIX em BH, 1 no Magic Place em Floripa e o restante no meu estúdio para as mixagens e masterizações.

Me empolguei muito com a idéia de gravar bateria, sou apaixonado por ela, compús muita coisa ali, como por exemplo Liquidificador e Enquanto nós (música lançada em 2011 – http://www.fabiodella.com.br). Faltava gavar algo tocando e achei que essa era a hora certa e pra que isso fosse possível, fiquei sozinho desenhando as linhas com um click, mais o violão e a voz num fone de ouvido, tudo para compor as levadas, viradas, imaginando como seriam as guitarras e assim deu certo, gravei Lembro de Você, Segundo, Quem me Dera, Tem Razão e Coragem pra quem tem em praticamente 2 takes cada, gostamos do resultado.

Bateria

Veja a ficha técnica:

FIcha Técnica
Arranjos e produção: Fábio Della e Maurício Peixoto
Mixagem e masterização: Fábio Della
Projeto gráfico: Maurício Peixoto
Gravado no estúdio Mix Belvedere (Belo Horizonte), com gravações adicionais no The Magic Place (Florianópolis)
Técnicos de gravação: Thiago Marinho (Mix Belvedere) e Renato Pimentel (The Magic Place)

In a Balloon – 4:40
ISRC: BR-FGI-13-00001
Letra e música: Fábio Della
Vocal / Guitarra / Baixo / Hammond: Fábio Della
Guitarra 12 cordas / Segunda Voz: Maurício Peixoto
Bateria – Daniel Gomes (Nenel)
Wurlitzer – Hamilton Soares

Lembro de Você – 3:48
ISRC: BR-FGI-13-00002
Letra e Música: Fábio Della
Vocal / Bateria / Guitarra / Violão: Fábio Della
Baixo / Guitarra / Segunda Voz: Maurício Peixoto
Hammond: Roberto Bez

Quem me dera – 2:58
ISRC: BR-FGI-13-00003
Letra e Música: Fábio Della
Vocal / Bateria / Guitarra Solo : Fábio Della
Baixo / Guitarra / Segunda Voz: Maurício Peixoto

Frente ao que virá – 4:37
ISRC: BR-FGI-13-00004
Letra e música: Maurício Peixoto
Vocal / Guitarra 12 / Violão: Maurício Peixoto
Baixo / Segunda Voz / Hammond: Fábio Della
Seg Voz: Eduardo Xuxu
Piano: Roberto Bez

Segundo – 3:26
ISRC: BR-FGI-13-00005
Letra e Música: Fábio Della
Vocal / Bateria / Violão / Baixo: Fábio Della
Guitarra Solo / Segunda Voz: Maurício Peixoto

Slow time is too fast – 4:22
ISRC: BR-FGI-13-00006
Letra e Música: Fábio Della
Vocal / Violão / Baixo: Fábio Della
Guitarra Solo / Segunda Voz: Maurício Peixoto
Piano: Hamiton Soares
Bateria: Daniel Gomes (Nenel)

Feliz para sempre – 2:43
ISRC: BR-FGI-13-00007
Letra e Música: Fábio Della
Vocal / Wurlitzer / Guitarra / Baixo: Fábio Della
Guitarra / Segunda Voz: Maurício Peixoto
Bateria: Daniel Gomes (Nenel)

Tem razão – 3:57
ISRC: BR-FGI-13-00008
Letra e Música: Fábio Della
Vocal / Guitarra / Bateria / Baixo / Hammond : Fábio Della
Guitarra / Baixo / Segunda Voz: Maurício Peixoto

Coragem pra quem tem – 3:49
ISRC: BR-FGI-13-00009
Letra e música: Maurício Peixoto

MIXAGENS E MASTERIZAÇÃO

IMG_0921

Depois de tudo gravado, me enfurnei no meu estúdio para as mixagens e masterizações. Queria enfatizar o que captamos, dar a energia que a música tinha e pra isso foi preciso investir em alguns plugins especiais para a bateria, afinal de contas gravamos cada bateria em separado e seria muito bom se ela soasse com a acústica valorizada, e de certa forma é muito difícil ter um som de bateria com muita acústica e com pressão ao mesmo tempo.

Gravamos a bateria com muitos microfones, mas todos mais distantes da pele e com dois microfones pegando o som que refletia pelas paredes da sala, isso valorizou muito o som da bateria na mixagem.

As guitarras estavam prontas, pouco foi preciso fazer na mixagem, afinal de contas pudemos misturar todos os pedais, muito fuzz por sinal, guitarras e amplificadores até chegar no som que queríamos, então na mixagem eu não queria mudar nada, apenas flutuar os faders dos PAN, ajustar os volumes e alguns compressores, tudo apenas para colocar cada parte no nível certo, os timbres e execuções estavam do jeito que queríamos.

A masterização era uma dúvida, não sabíamos se colocaríamos nas mãos de outro técnico ou se eu mesmo faria. Como não gosto de esperar e correr riscos, resolvi ir até a última tentativa e cheguei onde eu queria, pressão, volume e dinâmica, isso foi uma aula.

O SOM

Curta todo playlist do projeto, ouvindo em boas caixas ou bom fone, prestando atenção nos passagens das guitarras, bateria e efeitos de uma caixa pra outra, nos arranjos vocais e timbres de cada instrumento, isso levará você aos anos 70 mas com a cabeça em 2013.

Vale a pena assistir o vídeo que apresenta o CD, ele passa um pouco da energia dos ensaios, de como foram as gravações, tanto em BH quanto em Floripa.

Hoje, 22/03/2013, faremos o show de lançamento em Florianópolis, no berço da música catarinense – Célula ShowCase com nossos amigos em cima do palco, Robson-Baixo, Roberto Bez-teclado, Quinho Mibach-Bateria mais eu e Peixoto, vai ficar para história.

Anúncios

Uma resposta to “DELLA / PEIXOTO”

  1. Revista Vanité Says:

    Que bálsamo para a alma, ouvir música com M maiúsculo! Coisa rara por estes tempos… Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: